“De um Sonho e dum Amor Sublime a uma criança nasceu a Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas”

(Maria Eduarda Rego - Presidente da Direcção da A.P.A.C.I.)

 

        A Associação foi fundada em 7 de Abril de 1978 pelo Dr. Aníbal Rodrigues de Araújo em colaboração com outras pessoas, algumas das quais eram pais de crianças com deficiência. É uma instituição de solidariedade social que tem por objetivo, segundo os seus estatutos, a promoção intelectual, moral e social das crianças inadaptadas , com vista à sua perfeita adequação ao meio e à sua integração na sociedade como elementos válidos da mesma, a quem deva e possa dar idêntico tratamento e igualdade de oportunidades.

        Tendo presente a filosofia descrita nos seus estatutos, a APACI , no ano da sua fundação, procedeu a um rastreio nas freguesias e escolas do Concelho. Mais de 800 crianças foram rastreadas com o apoio do Hospital de Barcelos e seus médicos.

    No ano de 1979, foram criadas, através do Ministério da Educação, cinco classes de apoio em freguesias limítrofes da sede do Concelho - Tamel S. Veríssimo, Vila Frescainha S. Pedro, Vila Frescainha S. Martinho e duas em Arcozelo para crianças que apresentavam problemas de adaptação na escola. Os professores eram destacados pelo Ministério da Educação.

         Estas classes de apoio que funcionavam junto às escolas foram suspensas pelo próprio Ministério, em 1980, que optou por tomar o encargo das mesmas. No entanto, a Associação continuou a realizar o rastreio das crianças, através de consultas de especialidade (cerca de 600 crianças).

       Foi um início difícil mas brilhante porque nos deu oportunidade de ajudar a dar asas para voar a tantas crianças e jovens.

         Assim, pelos novos desafios que se foram traçando ao atendimento da população com deficiência, a APACI, investiu na criação de valências diversificadas de acordo com as necessidades desta população.              

Foram criados 9 serviços / respostas sociais que pudessem apoiar e melhorar a qualidade de vida das pessoas com incapacidades e suas famílias.

APACI

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DAS CRIANÇAS INADAPTADAS - APACI

 

Contacto:

Sede da Associação

Rua Pedro Álvares Cabral N.º118 - 1.º C - Arcozelo  

4750 - 197 Barcelos

Tel: 253 817 859 Fax: 253 822 567

E-mail: apaci@sapo.pt 

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now