SEMANA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

25-11-2019

Ao longo de cinco dias o centro de formação profissional abriu as suas portas às escolas e ao público em geral, com apresentação de um programa variado, dedicado à promoção e divulgação das várias áreas de formação, bem como aos incentivos para o emprego e apoios sociais que as pessoas com deficiência e incapacidades possam usufruir.

Assim, este programa que a instituição apresentou entre os dias 18 e 22 de novembro contou com uma sessão de esclarecimento com 
a presença dos técnicos do Centro de Emprego de Barcelos e da APACI, workshops relacionados com as várias áreas de formação, uma sessão de sensibilização sobre a utilização segura da internet, dinamizada por 2 inspetores da policia judiciária, o dia da poesia, o dia da família com destaque para uma sessão de informação proferida por 2 técnicos da segurança social de Braga e um workshop sobre teatro de imagem.

 

Clique para mais informações

 

Sessão de sensibilização: “utilização segura da internet”

 

Workshop sobre plantas aromáticas e medicinais.

 

Sessão de esclarecimento: “Formação profissional, incentivos e emprego de PCDIs”

 

“Dia da poesia”

 

Workshop sobre teatro de imagem

 

Sessão de informação sobre Apoios sociais

 

Workshop e sessão de esclarecimento

Clientes de CAO visitam Profitecla

19-11-2019

No dia 19 de Novembro, clientes do CAO, a convite da Profitecla de Barcelos, deslocaram-se até às suas instalações. Lá integraram uma série de atividades e jogos preparados pelas alunas Júlia Teixeira e Mariana Trindade, na realização da sua PAP intitulada “O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças.”

Um enorme obrigado pelo convite e pela lembrança que criaram para o nosso centro. 

Inauguração da exposição do I CONCURSO DE ARTE DA APACI - “Caminhos de Santiago”

14-11-2019

Tudo nasceu de uma peça, a peça modelada em pasta de papel sobre Santiago de Compostela. Da peça surgiram os caminhos até Santiago, feito pelos nossos clientes e colaboradores. Dos caminhos surgiu um concurso de arte sobre a temática. E na passada segunda feira, dia 11 de novembro, inauguramos orgulhosamente a exposição das obras do nosso primeiro Concurso de Artes, sobre o tema “Caminhos de Santiago”. A exposição tem a participação de escolas e IPSS`s do concelho e estará aberta ao público para visita até ao fim do mês, mediante marcação prévia. Para quem não tiver oportunidade de a visitar pessoalmente, poderá votar na sua peça favorita na página oficial da APACI. Para além das votações presenciais e via facebook, temos também um júri composto por vários elementos, que decidirão quais os três primeiros lugares deste concurso, tal como consta no regulamento. A entrega dos prémios será no dia 10 de dezembro. Obrigada a todas as instituições e escolas pela participação e parabéns pelos trabalhos.

CFP visita Festival de Jardins de Ponte de Lima

23-10-2019

No dia 23 de Outubro um grupo de formandos da área da jardinagem realizou uma visita de estudo ao 15º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.

Com o tema “Jardins do fim do Mundo”, 9 países expressam aqui a sua visão por forma a despertar nos visitantes os cinco sentidos.

Foi possível observar, em todos os jardins, os materiais utilizados e a forma criativa com que são aplicados. Nota-se também uma preocupação, em todos eles, pelas questões ambientais que despertam no visitante a necessidade urgente para proteger o planeta.

APACI participa na 8ª edição do Festival da Canção 2019

13-10-2019

Nos dias 11, 12 e 13 de outubro a APACI rumou até à Lousã para participar na 8ª Edição do Festival da Canção 2019 organizado pela ARCIL.

No primeiro dia fomos recebidos, nas instalações da Pousada da juventude da Lousã, pelos técnicos da ARCIL que nos deram todas as orientações necessárias de como iriam decorrer as atividades seguintes.

Rapidamente o Simão e a Rafaela fizeram novos amigos provenientes das várias instituições vindas de todo o país.

O ambiente vivido por todos era de grande entusiasmo e isso ficou demonstrado depois do jantar quando participamos na festa de boas vindas.

O dia 12 (o grande dia) foi passado nos ensaios, tudo foi preparado ao pormenor para que a noite fosse inesquecível.

Tudo correu lindamente desde a organização, os músicos, apresentadores, efeitos visuais, tudo estava à altura de um espectáculo televisivo a nível mundial. ;)

E não podia faltar o buffet final para recuperar energias e partilhar as emoções vividas durante o espectáculo com todas as pessoas que se empenharam para tornar este momento memorável.

Desfolhada tradicional no CFP

13-10-2019

No dia 11 de outubro organizou-se, no Centro de formação Profissional da APACI, uma Desfolhada Tradicional. A recuperação desta prática rural representa uma espécie de viagem ao passado quando era comum a população cortar as canas do milho para posteriormente serem transportadas para a eira em carros de bois. Ali, entre cantares e sonoridades tradicionais, fazia-se a desfolhada.

Nesta grande festa não faltaram as castanhas para aconchegar o estômago e a música popular para animar os corações.

Centro de Formação Profissional da APACI proporciona lanche da manhã saudável

08-10-2019

Para dar continuidade ao projeto relacionado com hábitos de vida saudaveis, com maior incidencia na luta contra a obesidade, as formadoras das áreas de empregado de mesa e andares da formação profissional, organizaram um lanche da manhã, saudável e económico no dia 09 de de outubro de 2019. Da ementa destacam-se alguns alimentos: chips de batata doce com oregãos e tomilho, bolo de banana com aveia, ovos cozidos, tomate , leite magro, iogurtes naturais, fruta e vários tipos de tisanas com plantas aromáticas produzidas no curso de agricultura.

Como constatamos anteriormente em sessões de sensibilização com os formandos sobre o tema, verificamos que muitos não apresentam hábitos de alimentação saudável. O excesso de açúcar, o sal e as gorduras estão muito presentes na sua alimentação.

 Com este evento pudemos verificar que, com alguma persistência, estes formandos conseguem mudar os seus hábitos alimentares, pois apresentaram muito interesse e gostaram muito da ementa.

CDAA Visita “A maior exposição do Mundo”

23-09-2019

O CAO CDAA visitou a “Maior Exposição do Mundo” de histórias e ilustrações, do cliente Simão Lopes, patente durante o mês de setembro, na Biblioteca Municipal de Barcelos. Claro que tivemos o privilégio de ter o nosso artista como guia, que com a sua alegria contagiante explicou aos colegas do grupo do CAO CDAA todas as histórias escritas e ilustradas.

Lançamento do livro infantil “12 Histórias para Benedita” no Porto, com história do nosso cliente Simão Lopes

23-09-2019

No passado sábado, dia 21 deu-se o lançamento do livro de ilustrações do artista plástico António Franchini na galeria de arte APARTE, na conhecida rua das artes, rua Miguel Bombarda no Porto. O nosso cliente Simão Lopes, juntamente com outros escritores, foi convidado pelo artista para escrever uma das 12 histórias do livro que Franchini ilustrou para a sua neta. Como o Simão não pôde estar presente, devido a compromissos institucionais, Franchini enviou-lhe uma dedicatória através da professora Joana Vilas Boas, responsável do projeto. Para além do lançamento do livro, Franchini também inaugurou mais uma exposição de pintura da sua autoria, desta vez de arte abstrata. A APACI e o Simão agradecem mais uma vez a Franchini a oportunidade.

Inauguração da “Maior Exposição do Mundo” com Histórias e Ilustrações de Simão Lopes na Biblioteca Municipal de Barcelos

05-09-2019

O nosso cliente Simão Lopes pediu para mostrar ao mundo toda a sua obra artística literária e plástica e foi o que aconteceu no tão esperado dia 6 de setembro, dia da inauguração da “Maior Exposição do Mundo”. A Biblioteca Municipal de Barcelos abriu-nos as portas, com toda a colaboração possível e cedeu-nos os seus espaços de exposição para mostrar as 30 histórias e as 1200 ilustrações do nosso artista. Da inauguração fizeram parte a leitura de um poema pelo Simão, a apresentação da peça teatral das Histórias da Rita, fruto da obra do Simão e os habituais discursos dos nossos representantes. Contamos com a presença da Drª Armandina Saleiro, em representação da Câmara Municipal de Barcelos, do Dr. Victor Pinho, diretor da Biblioteca Municipal de Barcelos e da D. Eduarda Rego, presidente da nossa Direção, para além de todos os ilustres convidados que nos deram a honra de estarem presentes, membros da Direção da APACI, colaboradores da instituição, clientes, funcionários do município, familiares do nosso artista, artistas do concelho e fãs do trabalho do nosso Simão. O nosso muito obrigada a todos por colaborarem e tornarem o sonho do Simão possível.

1 / 40

Please reload

 

APACI

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DAS CRIANÇAS INADAPTADAS - APACI

 

Contacto:

Sede da Associação

Rua Pedro Álvares Cabral N.º118 - 1.º C - Arcozelo  

4750 - 197 Barcelos

Tel: 253 817 859 Fax: 253 822 567

E-mail: apaci@sapo.pt 

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now