top of page

Centro de Recursos para a Inclusão (CRI)

     A APACI integra desde Abril 2009, a rede nacional de Centros de Recursos para a Inclusão (CRI), acreditadas nos termos constantes do Aviso no 22914/2008, publicado no Diário da República, II série, no 170, de 3 de Setembro, em conformidade com os princípios da inclusão educativa e social e a promoção de igualdade de oportunidades, expressos na Declaração de Salamanca e no Decreto-Lei no 3/2008.

 

Caracterização:

      O CRI é uma estrutura de apoio que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos alunos com necessidades educativas especiais que frequentam a escola de ensino regular. Consiste na prestação de serviços individualizados e personalizados, procurando sempre apoiar as necessidades educativas, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada aluno, em parceria com as estruturas da comunidade.

Alunos Acompanhados:

      No ano letivo de 2015/2016 foram acompanhados pelo CRI da APACI 207 alunos.

Legislação Aplicável:

      Decreto-Lei n.º 3/2008. D.R. n.º 4, Série I de 2008-01-07

Oficinas Terapêuticas:

      A APACI, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, desenvolve o projeto “Oficinas Terapêuticas e Recreativas para Todos”.

Este projeto surgiu com o intuito de responder à ocupação dos alunos com NEE nos períodos das interrupções letivas, colmatando igualmente a questão da conciliação familiar e profissional e a ocupação dos períodos de férias escolares.

Este é um serviço dinamizado pelo Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) que se destina a proporcionar atividades de animação sócio cultural, de lazer e terapêutico a crianças/jovens com NEE que frequentam as Unidades de Apoio Especializado do Concelho de Barcelos com idades a partir dos 6 até aos 18 anos.

Mensagem enviada com sucesso!

bottom of page